Palestra debaterá futuro da previdência social
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) da Câmara dos Deputados promove, na quinta-feira (10), uma palestra com o tema “Impactos do envelhecimento na previdência e a necessidade de reformas”. O convidado é doutor em Ciência Política pelo Iuperj e pelo UCSA (Estados Unidos) Paulo Tafner.
O evento busca dar maior profundidade ao estudo “Brasil 2050 – os desafios de uma nação que envelhece”, que vem sendo realizado no Cedes com a relatoria da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e apoio da Consultoria Legislativa.
Paulo Tafner lançou o livro “Demografia – A ameaça invisível”, que trata da previdência social brasileira. A obra é resultado de anos de reflexão acerca da questão previdenciária e apresenta uma proposta de reforma radical para quem ainda vai entrar no mercado de trabalho, com regras únicas para todos trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e militares.
Segundo Tafner, a reforma deve ser feita nesse momento para não transferir para as gerações futuras responsabilidades com as quais não poderão arcar. As projeções apontam que em 2050 chegaremos a 128 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 59 anos e uma população de idosos de 66,5 milhões. O número de idosos será 3,4 vezes maior do que era em 2010. E teremos 3,6 milhões com 90 anos e mais de 300 mil centenários.
A palestra será aberta ao público e ocorrerá no auditório Freitas Nobre, às 10h30.
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais