PUC/RS lança bacharelado em Segurança Pública
Curso será oferecido no Vestibular de Verão 2017
A segurança pública tem preocupado cada vez mais os gaúchos pela influência do tema no cotidiano e pela necessidade de qualificação em nível de Ensino Superior dos profissionais que atuam na área. Pensando nessa demanda social, a PUCRS lança o novo curso de Graduação em Segurança Pública, já disponível no Vestibular de Verão 2017. Para o próximo semestre, o primeiro bacharelado nessa área no Estado irá oferecer 20 vagas para o turno da manhã e 20 para noite. Os alunos estudarão a estrutura da criminalidade, da violência e dos mecanismos e instituições que compõem o sistema de segurança pública e justiça criminal para que, a partir do debate e da pesquisa, consigam contribuir na busca de soluções. “A ideia é trabalhar com as causas, não com os efeitos. A pesquisa é muito importante para tratar com as questões preventivas”, afirma o diretor da Faculdade de Direito, na qual o curso está vinculado, Fabrício Pozzebon. Para o professor, a violência e a criminalidade, bem como o papel dos agentes na segurança pública, devem ser entendidos de uma forma mais ampla, para além da questão criminal.
O novo bacharelado surge com a base do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais, já consolidado na Instituição, e com o conceito de interdisciplinaridade proporcionado pela infraestrutura universitária. Além de professores do Direito, os alunos terão aulas com docentes das áreas de Administração, Psicologia, Biociências, Ciências Sociais, Medicina e Sistemas de Informação, por exemplo. “Estamos oferecendo uma grande variedade de áreas do conhecimento para formar um futuro profissional de segurança pública e privada, gestor, assessor, consultor ou pesquisador da área”, acredita Pozzebon. De acordo com o diretor, o objetivo é formar um profissional empreendedor e inovador, que produza pesquisas de impacto social, que saiba trabalhar em equipe e voltado à internacionalização de conhecimentos e experiências. O bacharel trabalhará no planejamento, avaliação e execução das políticas públicas da área.
A concepção do curso ocorreu a partir de uma demanda dos órgãos e entidades ligadas à segurança pública, que também foram ouvidos para a construção da estrutura da Graduação. As disciplinas tratam de temas como Direito Penal e Constitucional, Criminologia, Direito da Criança e do Adolescente, Perícia, Direitos Humanos, Gestão de Segurança Pública, Psiquiatria, Investigação Criminal e Mediação de Conflitos. Parte dessas disciplinas poderão ser aproveitadas por alunos que buscam uma segunda Graduação, com o curso de Direito. “Queremos proporcionar o entendimento da sociedade, dos mecanismos da violência e de controle do crime, para que o profissional seja agente da construção de uma vida melhor e mais segura para todos. A universidade é o local, por excelência, para se discutir isso”, defende o professor. O Bacharelado em Segurança Pública tem duração mínima de quatro anos (oito semestres). As inscrições do Vestibular ocorrem de 1º a 27 de novembro e as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais