Policiais usam "Japonês da Federal" como símbolo no protesto
O pedido deles é de apoio a PEC 361 sobre estrutura de carreira na Polícia Federal
No protesto contra a presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (13), policiais federais foram às ruas de Campo Grande, com camisetas estampadas do japonês da federal – Newton Ishii . A intenção é chamar atenção para a campanha “Somos Todos Agentes Contra a Corrupção” e pedir pela aprovação da PEC 361, que trata da estrutura de carreira nos moldes do FBI – é uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, servindo tanto como uma polícia de investigação quanto serviço de inteligência interno.
Carregando cartazes, balões e distribuindo folders, os agentes lutam pela modernização tendo como referencial o cumprimento dos objetivos do órgão. De acordo com o presidente da Sinpef/MS (Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul), Jorge Caldas, os referenciais são a experiência, pela antiguidade, e a meritocracia, pela eficiência na especialização e dedicação.
Uma das críticas da base de policiais federais é a existência de um concurso para chefes na Polícia Federal. Através de argumentos que se sustentam numa herança da época do Império, quando eram delegados poderes de polícia a determinadas pessoas, associações de delegados ainda tentam justificar como um recém-formado num curso de Direito pode coordenar equipes de investigadores ou peritos experientes, ou então chefiar setores de logística ou gestão de pessoas.
A PEC 361 permite o enquadramento de todos os cargos policiais, inclusive os delegados, numa carreira policial com um cargo único: o policial federal.
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais