POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


REFORMA DA PREVIDÊNCIA OU ELEIÇÕES DA FENAPEF?

19/01/2003

REFORMA DA PREVIDÊNCIA OU ELEIÇÕES DA FENAPEF? Um grupo diminuto de sindicalistas está, insistentemente desde Junho de 2002, tentando colocar como prioridade número um da FENAPEF a discussão sobre as eleições para a renovação da Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Policiais Federais. Em todas as Assembléias realizadas a partir desta data, esse mesmo grupo, de maneira deletéria e individual, fica todo o tempo abordando os Membros do Conselho de Representantes, em conversas paralelas aos temas principais e nos “bastidores”, tentando fazer com que o tema eleição, passe a ser prioritário no movimento sindical nacional, simplesmente para atender suas pretensões pessoais.

Este Presidente da FENAPEF, identificando a forma deletéria de atuação do grupo mencionado, já apelou várias vezes à Plenária, para que esse tema seja discutido no momento apropriado e legal, uma vez que as eleições da FENAPEF somente serão realizadas em Setembro de 2003 e a Diretoria Executiva da FENAPEF tem inúmeras funções mais coletivas e produtivas para se preocupar, mas a cada dia aparece um documento, uma fofoca, um complô, uma atitude isolada com o tema ELEIÇÃO. Como trabalhar desse jeito?

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, entendemos que haveria mudanças circunstânciais na Polícia Federal, essa era a meta e o anseio de todos os Policiais Federais do Brasil. O Ministro Márcio Thomaz Bastos, por questões pessoais, longe de uma análise técnica-policial e do Programa do PT, nomeia o delegado Paulo Lacerda para o comando da PF. Todos sabemos quem é Paulo Lacerda e o que pensa sobre mudanças efetivas e necessárias.Paulo Lacerda é a mesmice do nada, e todos os SINPEFs do país ficaram contra sua nomeação. A FENAPEF, diante dos fatos, convoca uma Assembléia urgente para discutir o importante assunto, mas o Grupo Deletério, quer discutir eleições e quase fica predominante a cizânia, digo quase, já que o movimento traiçoeiro e fora de época foi identificado por sindicalistas sérios, que pensam coletivamente e não individualmente.

Como Presidente da FENAPEF, e percebendo todas as artimanhas ardilosas do Grupo das Eleições, e para evitar um desentendimento coletivo do Conselho de Representantes, assinei a Portaria Nº 01 de 16 de Janeiro de 2003 e nomeei uma Comissão Especial para tratar com seriedade e coletivamente o tema eleição, tirando do Grupo Deletério a iniciativa despropositada. Passei para o EGRÉGIO Conselho de Representantes e para pessoas experientes, que muito fizeram pelo sindicalismo da PF a função exclusiva de tratar do tema eleição sem divisionismos e mentiras. Espero que agora o assunto seja discutido no fórum apropriado, capaz e legal, e não em futricas e nos telefonemas interurbanos intermináveis e desagregadores.

Escrevo essa informação para todos os Policiais Federais e Servidores Administrativos sindicalizados da FENAPEF via SINPEFs, para que, através das ponderações dos senhores, junto aos seus Sindicatos locais e junto às pessoas que estão desviadas dos propósitos maiores existentes, possamos ter a oportunidade e a tranqüilidade para continuarmos trabalhando em prol de todos, como estamos fazendo em nossa gestão. O tema eleição é importante, mas a um ano de sua realização, é um absurdo ignóbil. A quem interessa esse tipo de comportamento deletério e desagregador?

A Diretoria Executiva da FENAPEF e os SINPEFs têm pela frente a ameaça real de que o governo federal quer colocar um teto para as aposentadorias, sendo que hoje, nos aposentamos integralmente. De acordo com a proposta do governo, quem se aposenta hoje com seis mil reais passará a se aposentar com um mil e quinhentos. Nossa Diretoria Jurídica, em conjunto com todos os nossos advogados, está produzindo um documento com exposição de motivos reais e legais para mostrar, em audiência, aos Ministros da Previdência, Trabalho e Casa Civil, que temos o direito adquirido, e pagamos para que nossa aposentadoria seja integral. Os militares e o judiciário já estão ficando de fora da trama do governo, e nós estamos trabalhando e atentos para isso também, mas como dedicar todo o nosso tempo e trabalho para essa inadiável missão, se a cada minuto temos que estar respondendo a questiúnculas políticas-eleitoreiras separatistas e desmedidas?

Estamos trabalhando com afinco e dedicação para que a “GOEZINHA” dos novos seja paga em breve, alguns problemas têm acontecido, mas estamos conseguindo sanear todos. Até nas vésperas do natal e ano novo tivemos que combater manobras de última hora que estavam atrapalhando o pagamento, enquanto, membros desse grupo eleitoreiro, já estavam em suas casas abrindo champagne com seus familiares. Todos os dias têm uma “ameaça” diferente obstruindo o pagamento legal, nosso trabalho é permanente, sério e intenso. Como declinar de uma tarefa dessa, para pensar em eleições que ainda nem foram marcadas oficialmente?

Senhores Sindicalizados e Membros Sérios do Conselho de Representantes, enquanto tivemos tranqüilidade para trabalhar na FENAPEF, conseguimos o Precatório dos 28.86% para todos, estamos conseguindo o resíduo dos mesmos 28.86%, ganhamos os 3,17%, a correção da tabela do imposto de renda, a diária de nível superior para todos e seus respectivos atrasados, já aforamos e estamos trabalhando pela Tabela salarial de nível superior, as perdas do governo FHC, o 1,2 avos da aposentadoria do período que era de vinte e cinco anos, o calculo sobre o vencimento real para os anuênios, além de conseguir barrar por inúmeras vezes a retirada da GOE do contracheque. Acabamos com a MP-51 que criava a Guarda Fardada na PF, entre outras conquistas.

Conseguimos tirar a FENAPEF do estado, quase falimentar que encontramos, sendo que hoje não devemos um centavo sequer, temos um saldo bancário sadio, um patrimônio invejável, adquirimos em definitivo todas as salas de nossas instalações, sendo, portanto nossa sede, própria e definitiva, adquirimos um apartamento funcional e não pagamos mais hotéis e nem aluguéis, e isso sem deixar qualquer débito restante.

Temos o respeito da mídia, governo, parlamentares, dos Policiais Federais e de outras policias além de outros segmentos da sociedade organizada. Somos considerados por todo o sindicalismo do Brasil como uma das maiores entidades sindicais do Brasil. SOMOS RESPEITADOS E TEMÍDOS. Tudo isso conseguimos com o trabalho de parte da Diretoria Executiva, que se empenhou e teve tranqüilidade para executar suas missões. O Presidente da FENAPEF (e não o Garisto), hoje, é convidado para fazer palestras em Congressos e Seminários de Procuradores, Promotores, Juízes, e no Congresso Nacional, em CPIS e Comissões. Fizemos dois espetaculares Congressos Nacionais, em Brasília e Rio de Janeiro. Fizemos Seminários de sucesso em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Participamos com sucesso, em 2002, do Fórum Social Mundial, com as presenças em nossa oficina do Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, do Ministro da Casa Civil, José Dirceu e do Deputado Federal Paulo Pimenta e, em 2003, agora em 25 de Janeiro, estaremos de novo com uma oficina no mesmo Fórum Social Mundial e, já confirmaram presença, Luiz Eduardo Soares, o Procurador da República, Luiz Francisco de Souza, além da Ministra da Mulher Emília Fernandez.

QUEREMOS CONTINUAR TRABALHANDO, e por isso, estamos apelando aos verdadeiros sindicalistas e policiais federais, para que ajudem a barrar as pretensões desse GRUPO ELEITOREIRO, neste momento inoportuno, e que sejam impedidos de atrapalhar e prejudicar nossa missão maior que é cuidar, preservar e reivindicar os direitos legais dos POLICIAIS FEDERAIS que estão arriscando a vida nos mais distantes locais do país. ESSA É A NOSSA MISSÃO MAIOR, e não, ficar administrando cizânias criadas por pessoas que deveriam se ater ao passado, ao invés de fazer do futuro da FENAPEF um mero instrumento para suas sanhas pessoais, individuais, deletérias e mesquinhas.

TEMOS COISAS MAIS IMPORTANTES PARA CUIDAR. AS AMEAÇAS CONTRA OS NOSSOS DIREITOS, ADQUIRIDOS COM MUITA LUTA, TRABALHO E SACRIFÍCIO ESTÃO AÍ, LATENTES E REAIS. TEMOS QUE ESTAR MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA NESSE MOMENTO. OU NÃO?

Até Setembro de 2003 estarei como Presidente da FENAPEF e enfrentarei a tudo e a todos, como sempre fiz e faço, e aqueles que estiverem na contra-mão da eficiência, da UNIÃO da FENAPEF e do sindicalismo da Polícia Federal, serão denunciados com vigor, sempre que necessário.

VAMOS TRABALHAR MINHA GENTE. TEMOS COISAS MAIS IMPORTANTES PARA CUIDAR NESSE MOMENTO. NÃO ACHAM?

* Francisco Carlos Garisto é Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais