MJ diz que Força Nacional permanece nas fronteiras »
Apesar do anúncio sobre o fim da parceria da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) com a Polícia Federal, na fronteira com o Paraguai, divulgado pelo portal G1, na semana passada, (veja aqui),
12/07/2011 20h26 - Atualizado em 12/07/2011 20h26
Força Nacional anuncia fim de apoio
à PF na fronteira com Paraguai
Motivos não foram esclarecidos; grupo realiza trabalhos internos.
Durante os meses de parceria, 900 pessoas foram presas.
Do G1 PR
imprimir
A Força Nacional terminou a parceria que tinha com a Polícia Federal em Foz do Iguaçu. As razões não foram esclarecidas. O grupo permanece na fronteira, onde faz trabalhos administrativos.
Nos meses em que trabalharam juntas, Força e Polícia, aumentaram as apreensões e prisões no combate ao tráfico de drogas. Foram presas 900 pessoas.
cujas razões não foram esclarecidas, o Ministério da Justiça informou, em nota, publicada na última sexta-feira, 15, que a Força Nacional continuará por mais 90 dias nas fronteiras.
O MJ também informou que a Força Nacional seguiu, na sexta-feira, para o Mato Grosso do Sul, com o objetivo de apoiar a polícia local e as bases da fronteira com o Paraguai. O prazo previsto de permanência também é de 90 dias. Se necessário, poderá ser prorrogado. (veja a nota)
15/07/2011 - 15:35h
Mato Grosso do Sul terá apoio da Força Nacional
Brasília, 15/07/2011 (MJ) - A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) do Ministério da Justiça seguirá, na sexta-feira (15/07), para o Mato Grosso do Sul, com a finalidade de apoiar a policia local e bases da fronteira com o Paraguai. Irá atuar em apoio à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública nas comunidades próximas às áreas fronteiriças. Inicialmente, o prazo de permanência será de 90 dias. O período pode ser prorrogável se necessário.
Também na sexta-feira (15/07), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou por mais 90 dias o prazo da Força Nacional nas regiões de fronteiras do Brasil. Nesse caso, a atuação se dá em apoio às operações realizadas pela Polícia Federal.
Criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados, a FNSP é acionada quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais e bombeiros altamente capacitados dos estados, que passam por treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal) em Brasília. Cerca de 7,7 mil policiais foram treinados.
A Assessoria de Comunicação Social da PF foi procurada pela Agência Fenapef, para esclarecer os fatos divulgados, mas não quis se manifestar.
Fonte: Agência Fenapef
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais