Força Nacional deixa de atuar em Foz »
A Força Nacional, que há mais de um ano apoiava a Polícia Federal na fiscalização e no combate ao crime na fronteira, destituiu sua base em Foz do Iguaçu.
Para a delegada do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (SINPEF-PR), Bibiana Orsi, a retirada dos agentes da fronteira é normal. “A Força Nacional existe para atuar em situações de emergência. Antes da chegada da Força Nacional nessas áreas, os policiais realizavam todo o trabalho. Agora, com a saída desse efetivo, nós desejamos que sejam enviados policiais federais, rodoviários e servidores da Receita Federal para que possam realizar trabalhos permanentes e com qualidade nas fronteiras”, diz.
Para que os policiais possam realizar seus trabalhos nessas faixas fronteiriças é necessário mais investimento. “A PF na fronteira precisa de investimento em equipamentos, nas operações e, principalmente, no efetivo”, diz Naziazeno Florentino dos Santos, diretor de Seguridade Social da FENAPEF.
Para o diretor Parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF), Marcelo Teixeira, o lugar da Força Nacional não é nas fronteiras. “Quando a Força Nacional se desloca para as fronteiras, fragiliza a segurança pública nos centros urbanos, onde a crise ainda não está solucionada.
A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou que, para os agentes da Força Nacional retornarem a Foz do Iguaçu é necessário que o governador do Paraná, Beto Richa oficialize o pedido.
A base da Força Nacional também seria destituída em Ponta Porã, no entanto, conforme informou a imprensa daquela cidade forças políticas fizeram com que o Ministério da Justiça repensasse a decisão e mantivesse os agentes.
Fonte: Agência Fenapef com CGN Notícias
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais