PF vai investigar invasão de e-mails de Dilma »
A Polícia Federal abriu inquérito ontem para investigar a invasão do correio eletrônico e a violação de e-mails da presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral do ano passado. O crime teria sido cometido por um rapaz de 21 anos, segundo reportagem da "Folha de S.Paulo". Ele teria copiado cerca de 600 mensagens da presidente e tentado vender o material para políticos de oposição. Entre os políticos procurados está o ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Fraga examinou parte das mensagens, mas rejeitou a proposta. Um das conversas entre o ex-deputado com o hacker foi gravada.
O hacker teria copiado também três mil e-mails do ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu. Uma das mensagens interceptadas faz parte de um diálogo entre o ex-ministro e o escritor Paulo Coelho. O rapaz teria invadido o correio eletrônico de outros influentes políticos em busca de informações comprometedoras. Entre os e-mails da presidente que teriam sido violados está uma troca de mensagens entre ela e o presidente de um banco. Em outro e-mail constam informações sobre a saúde da presidente.
- Você tem algum e-mail bombástico aí? - pergunta Fraga, numa das conversas que teve com o hacker.
- Tenho - responde o rapaz.
- Então mostra - cobrou o ex-deputado.
O rapaz, então, exibiu alguns. A polícia considera o caso intrigante, mas entende que dispõe dos instrumentos necessários para identificar o hacker.
- Todos os crimes, inclusive aqueles de invasão e derrubada dos sites oficiais que parecem mais complicados, vão ser esclarecidos - disse um dos delegados da cúpula da PF.
O hacker invadiu o site da direção nacional do PT em 13 de abril do ano passado e, a partir daí, obteve dados para invadir o correio eletrônico da presidente e de outros políticos que considerava importantes. Na época, o partido divulgou uma nota informando que, por conta da invasão, o portal permaneceu 24 horas fora do ar. Segundo o texto, o portal sofreu uma "inserção de iframes maliciosos em diversos arquivos, com extensão .html e .php". Um iframe é uma seção de uma página web que carrega o conteúdo de outra página ou site.
Dilma pediu para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acompanhar a apuração do caso. Auxiliares da presidente desconfiam da versão de que o hacker tenha agido por conta própria. Entre alguns deles, existe a suspeita de que o rapaz faça parte de um esquema de espionagem política. A PF já abriu três inquéritos também para apurar a invasão dos sites da Presidência, do Senado e da Receita Federal, entre outros órgãos, semana passada.
Fonte: O Globo
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais