SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS
Nos dias 30 de junho e 1º de Julho policiais federais se reunem em Foz do Iguaçu para discutir a segurança nas fronteiras do país. O seminário Internacional sobre Segurança nas Fronteiras é uma promoção da Federação Nacional dos Policiais Federais e o Sindicato dos Policiais Federais no Paraná. O objetivo é discutir a atual situação das fronteiras brasileiras e apontar soluções para os problemas enfrentados pelos policiais que atuam nestas regiões.
Até o momento já confirmaram presenças no seminário representante do Escritório da ONU Sobre Dorgas e Crime (UNODC), José Manoel Martinez Moraes, o presidente da Comissão de Segurança Pùblica da Câmara dos Deputados, Mendonça Prado, o secretário Nacional de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier de Paiva, representante do ministério da Justiça e deputados federais.
No dia 30 de junho os policiais federais irão participar de uma reunião de trabalho que irá discutir as peculiaridades de cada fronteira, as carências enfrentadas no combate ao crime e elencar sugestões para superação destes problemas. Neste dia o Oficial de Programa em Prevenção ao Crime Nivio Nascimento será o painelista tratando de ssauntos como o tráfico transnacional e outros temas. Ao final do dia de trabalho os policiais terão um documento que servirá de norte na busca de uma nova política de enfrentamento à criminalidade nas fronteiras do país.
No segundo dia será feita a leitura do documento elaborado pelos policiais no dia anterior. O objetivo é pautar o debate das autoridades convidadas a partir da visão dos policiais diretamente envolvidos no combate ao crime.
O diretor de Seguridade Social da Fenapef, Naziazeno Florentino dos Santos, frisa a importância da participação dos policiais no seminário. "A partir da experiência dos integrantes dos Depons, policiais lotados nos aeroportos e em atividade em regiões de fronteira faremos um documento com sugestões e reivindicações da categoria", diz. Florentino alerta para a necessidade dos policiais, por meio de seus sindicatos, fazerem contato com a Fenapef para providenciarem a reserva de hotel na cidade durante o período.
Fonte: Agência Fenapef
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais