POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


FENAPEF debaterá impunidade e inquérito no III Fórum Social Mundial

18/01/2003

FENAPEF debaterá impunidade e inquérito no III Fórum Social Mundial Respaldada no sucesso e na ampla repercussão da oficina promovida no II Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no mês de fevereiro de 2002, a FENAPEF retorna ao FSM em 2003, promovendo uma oficina para debater a relação entre a impunidade e o inquérito policial.

Com o tema "Polícia e Cidadania - É possível combater a impunidade sem reformar o inquérito policial?", o evento da Federação Nacional dos Policiais Federais será no dia 25 de janeiro, das 14:00 às 18:00 horas, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e está inserido no eixo temático IV - Poder Político, Sociedade Civil e Democracia.

O objetivo da oficina é discutir a relação entre o atual formato do inquérito policial e os seus reflexos na impunidade que campeia no País, de modo a aprofundar o debate sobre a extinção do inquérito policial e a criação de um novo modelo de investigação, que privilegie a celeridade e a eficácia da persecução criminal, em detremimento da excessiva burocracia do inquérito. A alternativa da FENAPEF propõe, também, o fim do indiciamento, por considerá-lo uma condenação prévia do investigado e a submissão do mesmo à execração pública, na medida em que mais de 90% das pessoas indiciadas não são condenadas.

A meta dos policiais federais é a criação de uma peça investigativa que valorize a busca e a coleta da prova e o trabalho pericial. Esse novo paradigma tem como objetivo central o combate a impunidade, em especial dos criminosos do "colarinho branco", e a prestação de um serviço mais eficaz à sociedade.

Para debater a temática proposta, a FENAPEF convidou o Secretário Nacional da Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, o Procurador da República Luiz Francisco de Souza e o deputado federal eleito pelo PT/RS Paulo Pimenta, todos com presença já confirmada.

No decorrer da próxima semana a entidade divulgará o prédio e a sala da PUC/RS onde promoverá a oficina.

© Copyright 2003, Agência Fenapef

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais