Policiais federais de Corumbá aderem à paralisação nacional
Cerca de 40 policiais federais lotados em Corumbá, aderiram às 24 horas de paralisação nacional das atividades, nesta quarta-feira, 14 de abril. Eles reivindicam reajuste salarial e a aprovação da lei orgânica da instituição, em discussão no Congresso Nacional. “Aqui na região de fronteira, a Polícia Federal paralisou suas ações diárias, porém os casos de urgência serão atendidos. O plantão da delegacia está funcionando apenas para situações emergenciais, se houver flagrantes, os policiais irão atender, até porque não podemos paralisar as atividades essenciais”, esclareceu Milena Lima, representante sindical em Corumbá ao Diário.
Além do reajuste salarial, a classe reivindica melhorias para a categoria, sendo que algumas questões são levantadas há mais de 20 anos, como a reestruturação da carreira policial, com a readequação dos cargos criados há décadas às funções hoje exercidas pelos agentes, que mudaram ao longo dos anos. Hoje, são cinco os cargos existentes na PF: delegado, perito, agente, escrivão e papiloscopista. Os policiais defendem a adequação dos cargos ao nível de especialização dos agentes, que hoje desempenham tarefas mais complexas — em parte, devido a evolução tecnológica.
Mobilização nacional
Cerca de 13 mil servidores devem participar da mobilização em todo o país. O protesto pode prejudicar a emissão de passaporte e, inclusive, o embarque e desembarque de passageiros nos aeroportos. Em Corumbá, o Posto de Imigração da Polícia Federal localizado na fronteira com a Bolívia também está fechado e aqueles que precisam do visto para a entrada no Brasil, terão que esperar até a quinta-feira, 15 de abril. Nem vistoria está sendo realizada pelos policiais na fronteira Brasil-Bolívia.
Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), uma proposta de recomposição salarial dos servidores da PF foi encaminhada para o Ministério do Planejamento e aguarda resposta.
Fonte: Diárionline Corumbá
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais