Licitação do presídio federal será retomada esta semana
A licitação para construção do primeiro Presídio Federal do Brasil em Campo Grande será retomada esta semana. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, revelou hoje pela manhã em entrevista à TV Globo que serão abertos os envelopes da concorrência para a Capital sul-mato-grossense. De acordo com ele ainda, em agosto, será lançada outra concorrência de um presídio que vai ser construído no Paraná e nos últimos dois anos do mandato serão construídos mais três presídios.
“Os presídios federais fazem parte de um programa de construção de cinco carceragens, com mil vagas somente, ao longo dos quatro anos do mandato do presidente. Esse cronograma está sendo cumprido. Houve um atraso no início, pela falta de terrenos em condições de se fazer o presídio”, argumentou o ministro em entrevista ao Bom Dia Brasil. Ele admitiu também que havia uma certa resistência dos estados em ceder terrenos para a construção das prisões.
“Isso é como feira livre. Todo mundo quer uma feira livre no seu bairro, mas ninguém quer que ela esteja na frente da sua casa. Agora, esta questão está superada”, disse. E fez questão de ressaltar que o problema do sistema prisional não se resolve simplesmente com a construção de novos presídios. “O problema é muito mais sério. Envolve uma carência de cem mil vagas, a necessidade de o Judiciário tomar consciência de que é preciso trabalhar na execução penal efetivamente, de uma maneira séria. Ele envolve a reforma do Poder Judiciário; a fim de que nós possamos dar uma solução global”, conclui ainda o Ministro da Justiça.
Luciano Wolff
Fonte: midiamax.com
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais