Asfalto das rodovias de MS terá dez anos de vida útil
O governo estadual contratou, via licitação, a empresa BR – braço da Petrobras que trabalha com produção de asfalto – para recuperar 499 quilômetros de estradas com um pavimento nunca utilizado em rodovias estaduais. Entre Dourados e o distrito de Itahum, a recuperação já está sendo feita no novo modelo, mais barato, segundo o secretário de Infra-Estrutura e Habitação, Carlos Longo.
A contratação é um dos primeiros passos do governo na execução do "Programa de Revitalização da Malha Rodoviária de Mato Grosso do Sul", anunciado no dia 22 de junho pelo governo e que engloba investimento de R$ 71 milhões em quatro mil quilômetros de rodovias. Essa quilometragem representa 30% da malha viária estadual, que terá, conforme as informações oficiais, vida útil de pelo menos uma década.
Longo explica que a BR utiliza uma máquina para filmar o asfalto e definir o modelo ideal de recuperação. Os trechos mais desgastados passam por uma reciclagem. Segundo ele, o pavimento, após triturado, vai sendo refeito com cimento e uma espécie de borracha capaz de aumentar a resistência ao tráfego pesado, freqüente no Estado.
Isso ocorre em locais onde já não se comporta mais uma operação tapa-buracos. Com essa recuperação, a vida média do asfalto é estimada em 10 anos. “O pavimento tem acomodação maior”, diz Longo.
Outros trechos já estão recebendo este tipo de pavimento: a MS-060, entre Nioaque e Guia Lopes da Laguna; e entre Cassilândia e Chapadão do Sul. Também terão a recuperação o trecho de Nioaque à BR-262; trecho próximo à BR-158 em Três Lagoas; 84 quilômetros entre Inocência e Paranaíba; ligação de Bodoquena à fábrica de cimento Itaú; e a MS-080, de Campo Grande a Rochedo.
A intenção do governo é ampliar para 1,1 mil quilômetros, mas a verba assegurada é para os primeiros 499. São recursos do Fundersul (Fundo para o Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e da Cide (fundo composto com recursos da venda de combustíveis para a recuperação de estradas). Para uma etapa posterior aos 499 quilômetros, o governo utilizará R$ 7,9 milhões, a ser destinado a outra frente emergencial.
Longo disse que esteve em Dourados para verificar o trecho já pavimentado e gostou do resultado. “As pessoas lá estão entusiasmadas”, disse. Além da recuperação, ele destacou os investimentos em sinalização das estradas, que aumenta a segurança, citando como exemplo a implantada na rodovia que liga Maracaju a Itaporã.
Fonte: campograndenews.com.br
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