POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Berzoini recua e militares manterão aposentadoria integral

10/01/2003

Berzoini recua e militares manterão aposentadoria integral O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, já percebeu que a proposta de reforma previdenciária não conseguirá atingir todas as categorias profissionais. Depois de defender o fim dos chamados ‘‘privilégios‘‘ de algumas categorias profissionais, como juízes e militares, segundo notícias publicadas hoje, Berzoini foi obrigado a voltar atrás em suas propostas.

Por meio de nota oficial, excluiu os militares da proposta de reforma previdenciária que será encaminhada ao Congresso. O recuo aconteceu depois do impacto negativo que suas declarações provocaram. A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) chegou a ameaçar entrar na Justiça contra a inclusão dos juízes na reforma que cria um sistema único de previdência para os trabalhadores públicos e da iniciativa privada.

Por enquanto, o recuo beneficia apenas os militares. ‘‘O ministro [Ricardo Berzoini] considera importante registrar que na sua visão o Regime Especial dos militares das Forças Armadas, não constitui ‘privilégio‘, pois é derivado de determinações constitucionais democraticamente decididas, conforme o estabelecido no Artigo 142 da Constituição Federal‘‘, diz o comunicado oficial.

De acordo com o comunicado, Berzoini garante que as mudanças no sistema previdenciário serão feitas depois de ‘‘um debate amplo e absolutamente livre‘‘, pois os ‘‘impactos da reforma da Previdência incidem diretamente na vida de milhões de pessoas e nas finanças de todos os entes federados da Nação‘‘.

O comunicado esclarece que foi criado um período de três meses para que a proposta de reforma previdenciária seja discutida com a sociedade.

© Copyright 2002 Folha Online

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais