POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Policiais federais fazem ato contra "PEC da Impunidade"

05/05/2015

Policiais federais fazem ato contra "PEC da Impunidade"

 Agentes federais de todo o país paralisam por uma hora as atividades na manhã de quarta-feira nas delegacias e superintendências do órgão contra a Proposta de Emenda Constitucional 412, chamada de “PEC da Impunidade” e que tramita na CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Câmara.

No Mato Grosso do Sul, as ações ocorrem em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã e terão início às 8h30 em frente às sedes.

A proposta, segundo a Fenapf (Federação Nacional dos Policiais Federais), que atribui o nome de "Caixa Preta", é rejeitada por escrivães, agentes, papiloscopistas e peritos, pela categoria entender que a nova medida não trará benefícios à carreira e nem a população, já que dará ao gestor o poder para decidir e modificar qualquer situação administrativa sem que haja fiscalização de um órgão público, como o MPF (Ministério Público Federal).

“Queremos passar à sociedade que essa medida que tramita não trará benefício a população se aprovado, pelo fato de tirar o poder de um órgão fiscalizador. Quem sairá ganhando com isso são os delegados. A categoria também será prejudicada em sua estrutura funcional”, comentou em entrevista ao Dourados News o presidente do Sinpef/MS (Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul), Jorge Caldas.

Segundo Caldas, os servidores utilizarão durante o ato, banners e faixas contra a medida. “Um exemplo claro que temos a autonomia e que funciona da maneira em que atualmente é feito pode ser visto na Operação Lava Jato, realizada em conjunto com o Ministério Público”, relatou.

Conforme o presidente do Sinpef/MS, na próxima semana os servidores da Polícia Federal devem voltar a se manifestar nas delegacias de fronteira em Mato Grosso do Sul em favor da implementação da indenização por atuarem nesta faixa.

A movimentação está prevista para o dia 14 de maio, porém, primeiro deve ser aprovada em assembleia após a manifestação desta quarta.

No ano passado, os policiais federais realizaram diversas atividades pela valorização da categoria em todo o país.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais