POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


GOVERNO FEDERAL PROPÕE REAJUSTE DE 17%

17/06/2004

GOVERNO FEDERAL PROPÕE REAJUSTE DE 17% A Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF comunica aos seus filiados que esteve reunida na tarde de hoje, 15/06/2004, com o chefe do gabinete do Ministério da Justiça, Dr. Cláudio Alencar, com o Diretor de Programas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Wladimir Nepomuceno, e com os representantes das categorias dos delegados e peritos.

Vale salientar que a presente reunião com a categoria dos delegados e peritos foi uma exigência do Governo Federal no último contato realizado com o Governo na quinta-feira, 03/06/2004.

Iniciando a reunião, Wladimir Nepomuceno comunicou aos presentes, que o Governo Federal se dispõe a conceder um aumento salarial linear de 17% aos Policiais Federais que poderá ser de uma só vez ou em duas parcelas, dependendo de posicionamento dos Ministérios da Justiça e do Planejamento.

A reunião prosseguiu com os participantes discutindo se caberia colocar este percentual no vencimento básico ou em uma determinada gratificação.

O representante do MOG, Wladimir Nepomuceno salientou que o Governo Federal tem como meta, neste primeiro momento, apenas repor o índice de inflação do ano passado, pretendendo implementar posteriormente uma maior discussão com os representantes de classe quanto à estruturação da carreira policial e de um conseqüente cronograma de reposição salarial.

No tocante à reestruturação da Carreira Policial Federal foi comentada a possibilidade de ser criada a 3ª classe para APF‘s, EPF‘s, PPF‘s, PCF‘s e DPF‘s que teriam os salários dos atuais Policiais Federais de 2ª classe. A criação desta 3ª classe aproximaria o Agente Especial ao Delegado de 3ª classe que teria o salário inicial sem o acréscimo dos 17% de reajuste. O mesmo acontecendo com os agentes, escrivães e papiloscopistas de 3ª classe.

Wladimir Nepomuceno esclareceu que é vontade do Governo estruturar o Serviço Público Federal criando patamares salariais de acordo com a realidade nacional, mas em razão da falta de recursos orçamentários e em virtude da lei de responsabilidade fiscal, torna-se inviável a concessão de percentual superior.

Ficou marcada para amanhã, 16/06/2004, às 18 horas uma nova reunião visando chegar a um acordo definitivo com toda a categoria policial. Quanto aos servidores administrativos, a FENAPEF já conseguiu garantir junto ao Governo uma gratificação com o percentual de 150%, sendo que há a possibilidade de aumentar este percentual para 200%, para tanto esta Federação continua trabalhando juntamente com o Ministério do Planejamento tentando a viabilização deste propósito.

Participaram desta reunião o presidente da FENAPEF, Francisco Carlos Garisto, o vice-presidente da FENAPEF, João Valderi de Souza e o presidente do SINPEF/ES, Paulo Roberto Poloni. Isto em virtude da solicitação dos representantes dos Ministérios do Planejamento e da Justiça.

A Diretoria Executiva da FENAPEF

Fonte: Agência Fenapef

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais