POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Ser esposa de policial é ...

17/05/2004

Ser esposa de policial é ... Participar orgulhosa da cerimônia de sua formatura na Academia de Polícia. É ouvir com lágrimas nos olhos, o seu juramento e saber que, a partir daquele momento, ele servirá, antes mesmo de sua família, á proteção de uma nação, pois..." dos filhos deste sólo és mãe gentil, Pátria amada Brasil".


Ser esposa de policial é ...

Acompanhar o início de suas funções e entregar entre beijos e orações o seu dia para Deus protegê-lo. E agradecer novamente a Deus o seu retorno, seja noite ou madrugada.


Ser esposa de policial é ...

Acordar na madrugada, dia ou final de semana, com um telefonema de serviço, onde solicitam sua presença na Delegacia. É vê-lo aprontar-se rapidamente e dizer-lhe ao partir: "Vá com Deus...Boa sorte...Se cuida !


Ser esposa de policial é ...

Vê-lo chegar em casa depois de 24 horas ou mais, com olheiras, cansado, barba por fazer e ver claramente que seus limites e necessidades humanas foram esgotados...


Ser esposa de policial é ...

Deixá-lo dormir, recuperar forças e quando ele acordar, contar em detalhes o sucesso da operação. É encher o coração de orgulho e sentir por alguns instantes que a sociedade está protegida, pois mais um traficante ou criminoso por algum tempo, estará fora do nosso convívio. Mas o serviço não acabou...O serviço nunca acaba !


Ser esposa de policial é ...

Vê-lo portar uma arma de fogo e achar normal, pois assim como o carpinteiro usa o serrote, e o pintor, o pincel, esta é a sua "ferramenta" de trabalho. Mas sempre pede-se a Deus que ele não precise usá-la, pois se tiver... Que Deus o proteja.


Ser esposa de policial é ...

Familiarizar-se com o vocabulário policial, como ficar em " Q.A.P.", " á espera de um falcão", ou seja, ficar atenta que ele irá telefonar...É ainda aprender que ao telefone ou em qualquer ocasião, se ouve mais do que se fala.


Ser esposa de policial é ...

Ajudar a arrumar sua mala, sem saber para onde irá, quanto tempo ficará ou quando irá voltar (?).É entregá-lo mais uma vez aos cuidados de Deus e desejar novamente "Boa Sorte" a ele e a seus companheiros, pois o sucesso de uma operação depende da união, competência e sorte de todos.


Ser esposa de policial é ...

Ficar feliz com seu retorno, mas perceber em seu semblante uma frustração, pois algo deu errado, e neste momento a esposa passa a psicóloga procurando confortar e também entender o fracasso da operação.


Ser esposa de policial é ...

Possuir várias identidades, dentre elas o pior momento é quando ela passa de esposa para mãe e acolhe-o em seu colo e, por um instante, o seu marido, policial e herói, transforma-se em criança e chora pela morte de um companheiro...


Ser esposa de policial é ...

Reconhecer e defender o seu trabalho por todos os dias, pois o principal objetivo de sua profissão é proteger a sociedade e dar segurança á sua nação. No entanto, quando um bandido, travestido de "colega policial", munido de arma e distintivo, usa-os para praticar crimes, esta mesma sociedade e esta mesma nação têm o infeliz costume de generalizar a situação. É certo que somos todos iguais perante a lei, porém somos diferentes em caráter, personalidade e atitudes.


Enfim, ser esposa de policial é ...

Amá-lo acima de tudo, entender e aceitar as privações pelas quais passamos, como não tê-lo todos os dias, noites, finais de semana e feriados.Mas isto é pouco diante do prazer e orgulho que tenho em dizer : Eu sou esposa de um policial.


Texto escrito em 1997 em São Paulo/SP por Guacira Ferraz da Silva Cruz, esposa do APF Lincoln Natel da Cruz, lotado atualmente na SR/DPF/MS.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais