POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


DISCURSO PROFERIDO NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS MOSTRA O VERDAD

17/03/2004

DISCURSO PROFERIDO NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS MOSTRA O VERDAD

O SR. OSÓRIO ADRIANO (PFL-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a Nação encontra-se apreensiva diante do movimento grevista que está sendo realizado pela Polícia Federal sob a liderança da FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS.

Acima de tudo, devemos compreender a importância dessa instituição, de cujo funcionamento normal depende a segurança e a tranqüilidade da Nação. Especialmente nos dias de hoje, em que nos vemos abalados pela açodada violência promovida pelas facções criminosas e pela corrupção que alcança até os mais altos escalões do Governo.

Como se não bastasse, temos de mencionar aqui atos terroristas como os de ontem ocorridos na Espanha, em Madrid, em que morreram quase 200 cidadãos que se dirigiam para seus empregos. Temos de repudiar atos como esses e sermos vigilantes por intermédio de nossas forças policiais, valorizando principalmente nossa Polícia Federal.

Sensibiliza-nos, portanto, a todos nós o apelo dessa categoria de servidores públicos, a Polícia Federal, para que se encontre uma solução plausível para seu problema.

O que os policiais federais reclamam é o cumprimento da Lei nº 9.266, de março de 1996, que estabelece normas claras e explícitas para a reorganização da carreira dos policiais federais. Prover de meios as instituições éresponsabilidade de quem governa.

Lamentavelmente, o cumprimento total da lei tem sido postergado no tempo, e o Governo atual, por intermédio de seu Ministro da Justiça, vem se negando a adotar as medidas necessárias para cumpri-la.

É de causar preocupação que os entendimentos promovidos entre o Sr. Ministro da Justiça e os representantes dos policiais não tenham alcançado o desejável consenso, sofrendo inclusive interrupções abruptas,conforme se tem divulgado.

Assim, justifica-se a pretensão dessa respeitável categoria de que seja solicitada uma definição por parte do Sr. Presidente da República.

O cumprimento da lei por parte das autoridades nada mais é do que a consagração do direito e dos princípios constitucionais e democráticos.

Esse impasse, Sr. Presidente, precisa ser sanado com urgência, pois a Nação não pode ficar àmercê dos bandidos e da criminalidade em geral. O atendimento aos reclamos dos policiais federais, em cumprimento ao disposto em lei, é simplesmente um ato de justiça. Negar esse atendimento causará danos irreparáveis ao povo, ao País e, enfim, às instituições democráticas.

Sr. Presidente, lamentamos de maneira profunda, como já foi dito por V.Exa. desta tribuna, o ocorrido em Madri. Temos de valorizar nossas forças policiais e principalmente nossa Polícia Federal, para evitar que o País seja vítima do terrorismo que se alastra pelo mundo.

Felizmente, temos contado com a proteção de Deus. Que assim seja, Sr. Presidente, para que os brasileiros possam viver tranqüilamente, mesmo em crise, mas pelo menos com boa saúde.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte: Agência Câmara

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais