POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


PF pedirá à direção nacional apoio para desocupação

19/01/2004

PF pedirá à direção nacional apoio para desocupação Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2004 10:52
Maristela Brunetto



Caso não ocorra a saída pacífica dos índios guarani-caiuá de 14 áreas em Japorã até amanhã, prazo legal, a Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul pedirá apoio à direção nacional e à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para retirar os cerca de 1,5 mil índios que desde o final de dezembro ocupam áreas.
Da direção, a superintendência espera apoio com o envio de policiais, helicópteros (seriam dois) e verba para os custos da operação. No nível estadual a ajuda viria com policiais militares e equipes do Corpo de Bombeiros. Seriam necessários 400 homens.
Esta possibilidade teria sido revelada pelo superintendente Wantuir Brasil jacini, que se reuniu na sexta-feira com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio, Mércio Pereira Gomes, o governador Zeca do PT, e os secretários de Governo, Paulo Duarte; de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro Castro Júnior; e Segurança, Dagoberto Nogueria Filho.
Após a reunião, o superintendente revelou ao Campo Grande News que só organizaria a operação depois de vencido o prazo de desocupação pela Funai e que o trabalho de preparação poderia demorar dias.
Em novembro do ano passado houve operação semelhante em Dois Irmãos do Buriti, porém para reintegração de somente uma área, a fazenda Furnas das Estrelas. Participaram do trabalho cerca de 100 policiais federais de Campo Grande, do COT (Comando de Operações Táticas de Brasília), além de Dourados, Ponta Porã, Naviraí e policiais militares da Tropa de Choque. Na época, mesmo sem haver confronto ou resistência os índios apontaram truculência policial. Há temor exatamente de confronto no caso de Japorã, uma vez que os índios têm manifestado disposição de resistir.

fonte: Campoi Grande News

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais