Indígenas ocupam mais três fazendas na região Sul do Estado
Mais três fazendas foram ocupadas hoje por índios na região de Japorã e Iguatemi, região Sul do Estado. Na parte da manhã os índios da Aldeia Porto Lindo, das etnias Guarani e Caiuá, ocuparam a fazenda Chaparral e na tarde de hoje a fazenda Remanso e São Pedro.
Na fazenda Remanso, de aproximadamente 2.630 hectares, os índios fizeram duas famílias e o capataz da fazenda como reféns, que já foram liberados. Na fazenda São Pedro, três famílias estão como reféns neste momento, o local tem aproximadamente 677 hectares.
As ocupações na região estão ocorrendo desde o dia 18 de dezembro e a primeira fazenda a ser ocupada foi a São Jorge, antiga Agrolak. São aproximadamente 4 mil índios, que estão na região e fazem as ocupações. Agora são oito fazendas ocupadas na região, até ontem os índios ocupavam cinco fazendas, São Jorge, Paloma, Guassury, Brasil II e São José.
Eles querem a ampliação da Reserva Indígena de Porto Lindo, que atualmente é de 1.600 hectares, para aproximadamente 9.470 hectares, incluindo a área Yvy- Catu, que pertence a fazendeiros da região.
Uma audiência foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 8, com o juiz federal Odilon de Oliveira, em Dourados, para tentar dar fim às ocupações.
Uma comissão foi formada para ouvir os argumentos da justiça e será apenas o começo de uma tentativa de resolução dos problemas.
fonte: RMT ON LINE
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais