POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Índios já invadiram 12 propriedades entre Japorã e Iguatemi

07/01/2004

Índios já invadiram 12 propriedades entre Japorã e Iguatemi 06/01/2004 22:30



Os índios da Aldeia Porto Lindo já invadiram 12 fazendas na região entre os municípios de Japorã e Iguatemi, de acordo com informações da Polícia Militar de Iguatemi. Estão ocupadas as seguintes áreas: São Jorge (antiga Agrolak), Guassory, Brasil 2, Paloma, São José, Chaparral, Marçal, São Sebastião, São Pedro, Remanso, Benedito Machado e os sítios Benedito Machado e Sé Lago.

Os policiais informaram ainda que as fazendas São Pedro e Remanso foram invadidas na segunda-feira à tarde e a Chaparral na madrugada desta terça-feira. Segundo os fazendeiros, todas as propriedades já foram desocupadas e o clima é tenso no local. Os fazendeiros ainda denunciaram que existe uma articulação para levar pelo menos dez ônibus com índios de Juti e Amamabai para o local. A medida visaria pressionar e dar cada vez mais força para o movimento.

As invasões começaram no dia 22 de dezembro do ano passado pela São Jorge, enquanto a fazenda Paloma, na mesma região, foi invadida no dia 29 de dezembro e as outras duas – São Joaquim e Brasil 2 – foram ocupadas entre a noite do dia 2 e a madrugada do dia 3. De acordo com o chefe de patrimônio da Funai (Fundação Nacional do Índio) da cidade de Amambaí, Cleomar Vaz Machado, o órgão que só tem o conhecimento de quatro áreas invadidas – São Jorge, Paloma, São José e Chaparral.

Cleomar afirmou que solicitou que dois funcionários, sendo um deles o chefe do Posto da Funai na Aldeia Porto Lindo, Pedro Franco, fossem até a fazenda Chaparral para averiguar a situação e passar uma informação mais precisa sobre o caso, mas já adiantou que não há reféns no local.



André Felipe

fonte: Midiamax

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais