POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Polícia Federal prestes a lançar concurso público

17/10/2011

Polícia Federal prestes a lançar concurso público

Aguardada pelos candidatos, seleção deve sair nos próximos dias, segundo informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Só falta a autorização do Planejamento

Rio - Prestes a ser lançado, o concurso público para a Polícia Federal só aguarda a autorização do Ministério do Planejamento para ser aberto. Já autorizada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, a seleção vai reforçar o efetivo para a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016).

Outra razão que torna o concurso necessário é a provável aposentadoria de 2.270 agentes, escrivães, delegados, peritos e papiloscopistas até 2016. Além disso, é preciso contabilizar os 1.379 funcionários atuais, que já podem se aposentar, mas optaram por receber o abono de permanência. Os dados são da Associação dos Delegados de Polícia Federal.

Quem ainda não começou a estudar, pode recuperar o tempo perdido focando em bons cursos e materiais. As dicas são do diretor do Concurso Virtual, Rodrigo Menezes. “O candidato também deve fazer muitas questões de provas anteriores para fixar o conteúdo e entender como o examinador se posiciona nos assuntos”, orienta Menezes.

As questões de Língua Portuguesa costumam ser maioria nos exames da PF, de acordo com o especialista. Segundo Menezes, matérias como Administração, Contabilidade, Microeconomia e Arquivologia também têm sido grandes vilãs. “Muitos candidatos priorizam os Direitos e deixam de lado essas disciplinas”, alerta o especialista.

Supervisora Pedagógica do Curso Ícone, Fabiana Gonçalves afirma que o candidato não pode esquecer da preparação física. “Tal qual a preparação dos estudos, a preparação da avaliação física deve ser feita com antecedência e acompanhada por um especialista”, diz. O profissional deve auxiliar nas exigências da prova, que incluem teste em barra fixa, teste de impulsão horizontal, teste de corrida e de natação.

Disciplina e muitas horas de estudo

Controlar a expectativa para o concurso da PF tem sido um desafio para a fisioterapeuta Ana Alessandra Santos. Na última seleção para a região Norte, em 2009, Ana não foi aprova por pouco. “Fiquei por uma questão”, lamenta a candidata.

Estudando há 6 anos, Ana Alessandra afirma que costuma dedicar 8 horas por dia às matérias exigidas no edital. “Quando não tenho tempo, estudo pelo menos 4 horas ,mas sempre mantendo a disciplina de estudar todos os dias. Aos domingos descanso. Importante também é praticar exercícios por causa do teste físico, que é tão importante quanto a prova”, diz.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais