POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


POLICIAIS FEDERAIS AMEAÇAM FAZER GREVE EM JANEIRO

26/11/2003

POLICIAIS FEDERAIS AMEAÇAM FAZER GREVE EM JANEIRO Policiais federais de Mato Grosso do Sul ameaçam fazer greve a partir de janeiro do próximo ano caso as negociações de adequação salarial da categoria, junto ao Governo Federal, não progridam. Se a categoria decidir pela greve, os 260 policiais deixarão de atender a população do Estado.

Ao contrário dos policiais federais lotados no Distrito Federal, que estiveram reunidos esta manhã no prédio da Superintendência do Departamento de Polícia Federal, em assembléia extraordinária para discutir e votar a greve geral da categoria, o sindicato dos policiais de Mato Grosso do Sul, somente incorporará o movimento no próximo ano.

O presidente do sindicato, Sidnei Tadeu Cuissi, esclarece que o sindicato do Distrito Federal é um caso isolado, o qual não acatou a decisão da maioria dos sindicatos do Brasil de aguardar as negociações até janeiro do próximo ano.

Cuissi ressalta que caso os profissionais entrem em greve a sociedade será muito prejudicada em virtude da previsão de se tratar de uma greve muito longa, podendo se prolongar por mais de um mês.

O presidente do sindicato explica que o enfoque das reivindicações é o reenquadramento da tabela salarial em cumprimento a Lei 9266-96 visto que na ocasião ficou definido que para ingressar na Polícia Federal seria necessária conclusão de curso superior, entretanto, o salário não foi alterado.

Desde 1996 o salário inicial para o ingresso na institução é de R$ 3.960. Para que haja a adequação, seria necessário, segundo o profissional, acréscimo de 70% do valor. Cuissi conclui que outra reivindicação da categoria é a contratação de novos funcionários, aquisição de novos equipamentos e viaturas. Conforme o presidente, para que a situação do défict humano seja amenizada seria preciso que o quadro efetivo de policiais seja dobrado.

Em Mato Grosso do Sul são lotados 260 policiais “na ativa” dos quais 110 trabalham em Campo Grande. Já no Brasil, existem oito mil policiais.


Aline Queiroz


fonte: Midiamax

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais