POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


PMDB pressiona para reaver pasta da justiça.

12/11/2008

PMDB pressiona para reaver pasta da justiça. Com a polêmica sobre a Operação Satiagraha rondando a Polícia Federal e o Ministério da Justiça, setores do PMDB vislumbram a possibilidade de o partido voltar ao comando da pasta e pressionam o governo a demitir o ministro Tarso Genro. Dirigentes do PMDB dizem que a intenção não é ampliar seu espaço no governo, mas fazer uma troca, levando para o lugar de Genro o ministro da Defesa, Nelson Jobim - operação relacionada diretamente à eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado.

Disposto a fazer o senador Tião Viana (PT-AC) presidente do Senado, Lula estaria disposto a aceitar a troca se, em contrapartida, o PMDB desistir de lançar um candidato. Segundo peemedebistas, é real o interesse que o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) tem na troca de comando na Justiça, o que poderia tirar seu filho Fernando Sarney da mira da PF - ele é suspeito de ter movimentado mais de R$2 milhões às vésperas da eleição de 2006, que teriam favorecido a campanha da irmã Roseana ao governo do Maranhão.

A negociação facilitaria o cumprimento do acordo entre PMDB e PT para eleger Michel Temer (SP) sucessor de Arlindo Chinaglia (PT-SP) - com a sugestão de que o contrário aconteceria no Senado. A operação, no entanto, não atende aos interesses da maioria da bancada do PMDB no Senado. Alguns senadores já ameaçavam ontem lançar a candidatura de Pedro Simon (PMDB-RS). A chance de o PMDB abrir mão do comando do Senado é zero, diziam ontem vários integrantes da bancada.

Diante dos rumores crescentes sobre a eventual saída de Tarso da Justiça, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), contestou:

- O presidente Lula efetivou o ministro do Turismo e deixou claro que sua equipe agora estava completa. Não acredito em mudanças ministeriais.

Fonte: O Globo

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais