POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


OPF é tema de encontro na Câmara »

23/08/2011

OPF é tema de encontro na Câmara »

 

 

A proposta de criação do Oficial de Polícia Federal foi a pauta do café da manhã promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 10. Parlamentares e sindicalistas se sentaram à mesma mesa para tratar da proposta e alinhavar os primeiros passos rumo à concretização do projeto. O secretário de Recursos Humanos do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvanier de Paiva Ferreira também participou do encontro.

 
Aos poucos a proposta de unir os cargos de agente federal e escrivão de Polícia Federal em um único cargo vai se espraiando tanto no Congresso Nacional quanto em setores do governo. Na manhã de hoje, deputados dos mais diversos partidos assistiram a apresentação da proposta feita pelo diretor da Fenapef e vice-presidente do SINPEF-PB, José Tércio Fagundes Caldas.

 Em cerca de 20 minutos o policial federal mostrou em detalhes os principais pontos da proposta e as vantagens que ela trará para a Polícia Federal e para a sociedade brasileira. Segundo Fagundes, a essência da proposta é a valorização do papel de polícia administrativa e o fortalecimento da prevenção ao crime. “Os Oficiais de Polícia Federal irão atuar na prevenção do crime e também no combate direto à criminalidade”, disse Fagundes. Para ele, com a criação do OPF é possível qualificar o trabalho da Polícia Federal fazendo mais com o mesmo efetivo de hoje.

 PARLAMENTARES – A julgar pelos pronunciamentos dos deputados em apoio ao projeto do OPF, a Federação e os sindicatos começam a construir uma sólida base de apoio à proposta. O deputado Fábio Trad (PMDB-MS), por exemplo, disse  que o OPF atende a um preceito constitucional. "Além disso, essa proposta assegura que a PF otimize a função de polícia administrativa”, acrescentou.

 O deputado Luiz Couto também fez coro a outros parlamentares. Para ele, a atuação dos policiais federais é motivo de orgulho para o país. Ele elogiou a iniciativa da Federação e se colocou à disposição dos policiais.  Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação da Câmara, saudou os policiais e também se prontificou a atuar em favor da categoria. Outro a se manifestar foi o deputado Miriquinho Batista (PT-PA). Ele parabenizou a Fenapef e disse que é preciso valorizar os policiais por meio do apoio ao OPF.

 
O deputado João Ananias (PCdoB-CE) disse que a PF cumpre um papel importante na vida do país. “O OPF é o que falta para fortalecer ainda mais a PF”, ressaltou ele. O parlamentar destacou que falava em nome da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados.

 
Paulo Pimenta (PT-RS) também reiterou seu compromisso com os policiais e com a luta da Federação. “Estamos juntos há mais de uma década e podem contar comigo em mais esta luta disse”. Outros parlamentares como Roberto Policarpo (PT-DF) e Arnaldo Jordy Figueiredo (PPS-PA) também se manifestaram a respeito do OPF. Outros deputados e deputados passaram pelo local para levar seu apoio aos policiais.

 
MPOG – O secretário de Recursos Humanos Duvanier de Paiva não se manifestou durante o ato promovido pela Fenapef. Em uma mesa, ele, o presidente da Federação Marcos Wink e o vice-presidente do SINPEF-PB, José Tércio Fagundes, conversaram sobre a proposta e traçaram alguns encaminhamentos que serão levados ao conhecimento dos presidentes dos sindicatos.

 
Na avaliação de Marcos Wink o evento promovido pela Federação atingiu seus objetivos ao levar para dentro do parlamento a discussão do OPF. Wink salienta que tanto a Federação quanto os sindicatos trabalham para que a proposta avance. “O Oficial de Polícia Federal  não trará ônus para os cofres públicos e transformará  a Polícia Federal em um órgão ainda mais moderno e qualificado”.

 

Fagundes Sindicalistas junto com Duvanier de Paiva
Deputado Luiz Couto Deputado Pimenta
Arnaldo Jordy Figueiredo (PPS-PA) Deputada Fátima Bezerra
Deputado Fábio Trad Deputado Roberto Policarpo
Wink, Adjaci, Valderi e deputado  Ananias (PCdoB_CE) Deputado Miriquinho, Pará

 

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais