POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Reajuste de servidores deve ficar em 2,35%

18/03/2003

Reajuste de servidores deve ficar em 2,35% 18/3/2003

BRASÍLIA. Na primeira reunião entre o Ministério do Planejamento e a Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais (Condsef), realizada ontem, o governo avisou que o reajuste dos servidores públicos federais dificilmente vai ultrapassar o índice de 2,35%.

O secretário de Recursos Humanos do ministério, Luís Fernando Silva, disse que o governo vai analisar até a semana que vem se esse índice pode chegar a 4%, como prevê o Orçamento da União. Mas adiantou que acha pouco provável que ultrapasse os 2,35%.

De acordo com o secretário, se o índice aplicado fosse de 4%, as categorias que tiveram algum tipo de ganho salarial nos últimos anos — como produtividade, por exemplo — não seriam beneficiadas.

— Cerca de 60% dos servidores ficariam de fora porque já tiveram algum tipo de aumento — explicou ele.

O reajuste de 2,35% será linear, ou seja, vai beneficiar os 1,1 milhão de servidores federais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, inclusive os aposentados. Depois da confirmação do percentual do aumento serão realizadas plenárias nos estados, para decidir a aceitação ou não do índice proposto pelo governo.

Os sindicalistas reafirmaram que, se o projeto de reforma da Previdência Social entrar na pauta de votação da Câmara, os servidores vão entrar em greve.

As entidades sindicais apresentaram ontem a pauta de reivindicações da categoria, e também decidiram com o governo a criação de quatro grupos para discutir outros assuntos, além do PL 9: recomposição salarial de 46%, cumprimento dos acordos de greve firmados no governo Fernando Henrique Cardoso e a incorporação das gratificações aos salários.

— O encontro foi bom, o governo sinalizou positivamente em alguns aspectos — disse Vicente Neto, representante da Federação de Sindicatos das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Evandro Éboli

© Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais