POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Novo passaporte começa a ser emitido

13/08/2007

Novo passaporte começa a ser emitido O novo modelo de passaporte começa a ser emitido a partir desta sexta-feira, 10, na sede da PF em Campo Grande, e nas delegacias de Três Lagoas e Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. O novo documento terá 16 novos itens de segurança, implementados a partir de tecnologias que permitirão, por exemplo, inserção de códigos de barras bidimensional e marcas d´água visíveis apenas quando expostas a raios ultravioleta. Outra novidade é a mudança na cor do documento, que será azul e não mais verde.

Segundo a PF este novo modelo é mais seguro e moderno e com essas mudanças os brasileiros viajarão com um passaporte de maior credibilidade internacional. Os novos documentos seguem as normas da Organização de Aviação Civil Internacional.

Com o novo sistema, o interessado em emitir um passaporte não necessita levar uma fotografia, pois ela é tirada no local da emissão, também não é necessário levar o formulário amarelo, porque todos os formulários serão digitalizados, disponibilizados na internet no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), onde constam todas as informações necessárias para obtenção do documento.

Toda a documentação indicada no site deverá ser levada no original. Não será mais aceito o formulário antigo, seja comprado em livraria ou impresso na internet. A PF recomenda ainda que crianças de até 3 anos devem levar uma fotografia no tamanho 5x7 sem data. O valor do passaporte é de R$ 156,07, sendo obrigatório a devolução do passaporte antigo. Os documentos antigos terão validade normal de sua emissão, ou seja, até cinco anos após a expedição. Depois desse prazo, a troca pelo novo passaporte será obrigatória.

As demais Delegacias da PF no estado (Dourados, Corumbá e Naviraí) continuarão emitindo o modelo atual, mas possivelmente em setembro deste ano, já estarão emitindo o novo modelo.


Fonte: Agência Fenapef com Comunicação Social da Superintendência da PF em Mato Grosso do Sul

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais