POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


VAMOS TODOS VOTAR NAS ELEIÇÕES DIRETAS PARA A FENAPEF

31/10/2006

VAMOS TODOS VOTAR NAS ELEIÇÕES DIRETAS PARA A FENAPEF Prezados(as) Sindicalizados(as),

Aproxima-se o momento que talvez seja aquele mais esperado por qualquer categoria que se diz unida e organizada (ou tem a pretensão de assim ser). Estamos prestes, todos nós sindicalizados pertencentes á família Policial Federal, a protagonizar um momento inédito em nossa história sindical. No próximo dia 09/11/2006 vamos escolher pelo voto direto, a nova Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Policiais Federais, a qual irá exercer o mandato no triênio 2007/2009.

É sem dúvida nenhuma um momento de suma importância para o movimento sindical da Polícia Federal como também para as nossas pretensões futuras no que tange á Carreira Policial Federal. É o momento de escolhermos aqueles colegas que se propõem a enfrentar a ardilosa batalha em busca de melhorias para a nossa categoria.

Todos nós, Policiais Federais, novos ou antigos na casa, mas com certeza profissionais comprometidos com o justo e o correto e principalmente com o nosso querido DPF, temos a obrigação de participarmos deste inédito processo eleitoral de maneira ativa promovendo discussões e debates acerca das duas chapas concorrentes: Uma da situação e outra de Oposição. Penso que devemos todos nós fazer uma ampla divulgação deste importante evento em nossas regionais, em nossas delegacias, enfim em nossos ambientes de trabalho. Vamos espontaneamente dar uma prova para nós mesmos de que somos uma categoria unida e organizada (apesar de uns poucos não desejarem que assim seja). Este processo eleitoral através do voto direto pode ser o marco inicial de um novo tempo no sindicalismo policial federal. Quem sabe, a partir daí possamos iniciar e/ou aperfeiçoar um novo modelo de relacionamento entre FENAPEF / Sindicatos e Sindicalizados(as) e principalmente, entre o Sindicalismo Policial Federal (FENAPEF) e DPF e/ou Governo Federal.

Uma entidade sindical da importância da FENAPEF (a qual é a mais relevante representação do sindicalismo na Policia Federal), deve ser o reflexo do nível de seus representados; deve sempre demonstrar a sua organização e conseqüente capacidade de mobilização, aliado a um indissolúvel grau de força e união da categoria que representa.

Para tanto é fundamental que a FENAPEF esteja cada vez mais fortalecida, para que quando num momento decisivo de negociação de interesse da categoria, seja esta de qualquer espécie, esta entidade se faça ouvir com um discurso uníssono, do começo ao fim, com transparência e respeito ás bases, para que não sejam reservadas “surpresas” para a categoria da qual ela recebeu uma procuração para representá-la. A defesa dos interesses de uma categoria deve ser feita com inteligência, sensatez, respeito e principalmente firmeza e perseverança nos seus propósitos.

É de se esperar que alguns princípios sirvam de parâmetro na administração de uma entidade como a FENAPEF. A Transparência, a Publicidade e a Imparcialidade entre outros, devem sempre ter exclusividade nos atos da Diretoria que vier a assumir a FENAPEF.

O compromisso com a causa é essência no sindicalismo. Não é utópico afirmar que a busca por atender aos anseios da categoria policial federal (não há aqui que se falar em cargos) deve estar sempre aliada á busca pela independência e autonomia da Instituição a qual pertencemos. Devemos nos fortalecer como entidade sindical para que unidos e fortes tenhamos inteligência e força suficiente para impedirmos que determinados grupos possam vir a usar a Instituição de maneira política, ou que possam colocar os interesses particulares acima dos interesses da categoria. O respeito é pressuposto de qualquer relacionamento e ele deve se fazer valer em todos os momentos. O respeito não é imposto, mas conquistado. Tal conquista se dá com antecedentes e atitudes. Devemos então participar ativamente deste processo eleitoral para que possamos posteriormente cobrar daqueles que por ventura venham a ser eleitos.

O voto direto é uma grande conquista da categoria. Todos nós sindicalizados(as) poderemos votar para escolher nossos representantes na FENAPEF. Antes somente o(s) dirigente(s) do sindicato de nosso Estado podia(m) fazê-lo. Porém, para que isto fosse possível, em uma Assembléia Geral Extraordinária da FENAPEF realizada em Brasília/DF, 14 (quatorze) Estados votaram pelo voto direto e 12 (doze) Estados votaram pelo voto indireto (como era antes). Nada mais justo que todos tenham este direito, afinal de contas deve-se respeitar o sindicalizado(a) da base possibilitando-o de exercer o seu sagrado direito de escolha (visto que já ouve casos em que o representante sindical votou diferentemente da vontade da base). Duas chapas concorrem á Eleição para a Diretoria Executiva da FENAPEF e para quem quiser acalorar o debate acerca do pleito elas, as chapas, estão diretamente relacionadas ao processo de votação do voto direto/indireto acima citado ( Chapa de Oposição e Chapa de Situação).

Por fim desejo que o processo eleitoral tenha um andamento respeitoso e demonstre o alto nível de debates e discussões que possam vir a ser promovidos pela categoria policial federal, demonstrando assim para quem quiser ver que esta categoria pode sim voltar a ser uma categoria Unida, Forte e com propósitos coletivos que busquem resgatar desde o respeito mútuo interno na Instituição até as melhorias de toda natureza para a família policial federal.

Autor: Lincoln Natel da Cruz
Vice-Presidente do SINPEF-MS

Candidato a Diretor Parlamentar da Diretoria Executiva da FENAPEF pela Chapa “RENOVAÇÃO, COMPROMISSO E TRANSPARÊNCIA”.

Campo Grande/MS, 18 de Outubro de 2006.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais