POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Mantega diz que reajuste de servidores não será maior que 4%

28/02/2003

Mantega diz que reajuste de servidores não será maior que 4% 27/2/2003

O reajuste dos servidores públicos em 2003 não será maior que 4%, segundo informou hoje o ministro Guido Mantega (Planejamento), que participou pela manhã da primeira reunião da comissão de negociação com servidores públicos federais.

Segundo Mantega, os 4% foram previstos no Orçamento fechado no ano passado pelo governo Fernando Henrique Cardoso e não há margem para remanejamento de despesas para aumentar o percentual do reajuste. Ele disse que o percentual pode ser de 2,5%, se o reajuste for para todas as categorias, ou de 4% se não for linear.

"O governo sabe que os servidores terão posição sensata e sensível diante dos problemas de hoje [Orçamento apertado]", disse o ministro.

Mantega disse também que novas negociações serão feitas neste ano para que o Orçamento de 2004 possa prever aumento maior aos servidores federais.

Integrante da comissão de negociação, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) quer 46,95% de aumento, mas a possibilidade foi descartada para este ano por Mantega. "Não há recursos orçamentários para isso. Evidentemente, não é possível atender a essa reivindicação neste ano", afirmou.

No entanto, o grupo debateu a possibilidade de escalonar o percentual ao longo do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao invés de conceder os 46,95% de uma só vez.

Participaram da reunião os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Ricardo Berzoini (Previdência), Guido Mantega (Planejamento), Jacques Wagner (Trabalho) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência).

FELIPE FREIRE

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados


O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais