POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


NOTA DE RETRATAÇÃO COM O DPF Adalton de Almeida Martins

21/02/2003

NOTA DE RETRATAÇÃO COM O DPF Adalton de Almeida Martins O SINPEF/MS em 26 de janeiro de 2003 reproduziu a matéria “HACKER DE MS VOLTA A ATACAR” que foi publicada no jornal Correio do Estado de Campo Grande. Ante a necessidade de inclusão de um subtítulo e como a matéria do jornal não continha um, foi por nós incluído o subtítulo “DPF ADALTON DE ALMEIDA MARTINS CONTA AO CORREIO DO ESTADO SOBRE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL PARA PRENDER O HACKER”.

Pode-se observar no início do terceiro parágrafo a seguinte frase: “ De acordo com o delegado da PF Adalton de Almeida Martins...” e no final do quinto parágrafo “Segundo o delegado, o acusado fazia isso.”, a interpretação que estas frases deram não só aos policiais do sindicato como a todos os colegas que leram a matéria era de que as informações provinham de uma entrevista concedida pelo mesmo ao referido jornal.

Os próprios policiais do SINPEF/MS fizeram questão de apresentar a página aos policiais ligados à esta operação aqui no estado e obtiveram como retorno do mesmo a informação de que o DPF Adalton não havia concedido entrevista ao jornal e que a matéria era proveniente de um vazamento de sigilo de investigação. Ao tomar conhecimento disto, o SINPEF/MS retirou imediatamente a reprodução da matéria do site, menos de 24 horas após sua inserção e resolveu não só retratar-se formalmente pelos mesmos meios que divulgou a matéria através da rede, desculpando-se por prestar por equívoco uma informação errada como também repudiar o ato do Correio do Estado que manipulou a opinião pública dando um falso entendimento de que a matéria teria sido divulgada pelo DPF Adalton.

Tal retratação ainda não havia sido colocada em nossa página uma vez que ao tomarmos conhecimento do vazamento do sigilo das operações, não nos cabia fazer novas divulgações sobre o ocorrido, para que também não incorrêssemos na quebra do sigilo e conseqüentemente o aumento do comprometimento das operações.

Ao tomarmos ciência do cumprimento dos mandados de prisão com o êxito da operação e não mais havendo um risco de aumentar o comprometimento, o SINPEF/MS divulga esta nota para oficialmente retratar-se com o DPF Adalton de Almeida Martins.

O SINPEF/MS é formado por policiais federais, e estes são seres humanos que são passíveis de falhas como qualquer outro. Reconhecer um erro e retratar-se não é um ato de humilhação ou fraqueza, mas de dignidade e coragem. E a atual diretoria do SINPEF/MS, que em uma atitude pioneira neste estado, deixou de ser apenas um órgão para vincular os policiais às ações judiciais para ser um órgão participativo dentro da administração pública levando a frente as reivindicações de seus filiados e informativo para os mesmos, não tem vergonha de reconhecer e retratar seus erros.

A DIRETORIA
SINPEF/MS

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais