POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Jornalismo Investigativo no CONAPEF

30/08/2005

Jornalismo Investigativo no CONAPEF "Um documento, uma informação não é notícia. Tudo precisa ser checado para então virar notícia. No jornalismo ou na polícia a informação que não é checada pode se transformar num desastre". A frase é do jornalista Leandro Fortes, diretor de jornalismo investigativo da tv Globo, em sua palestra no XI CONAPEF.

O jornalista saudou as recentes operações feitas pela PF e atacou aqueles que dizem que o Brasil passa por uma onda de denuncismo. "Dizer que o país passa por uma onda de denuncismo, é o discurso daqueles que são apanhados com a boca na botija", disse o jornalista.

Fortes lembrou do trabalho dos agentes que só aparecem nas imagens de tv fazendo prisões e apreensões durante as operações da Polícia Federal. "No entanto, muitas vezes são esses agentes os responsáveis pelas investigações".

O jornalista destacou,ainda, em sua palestra que a Polícia Federal sofre com pressões externas. "Uma das idéias que deve ser encampada pela sociedade é a de que a polícia tem que ser autônoma em relação aos governos", disse Leandro Fortes.

Fonte: Agência Fenapef



O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais