POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


PF vai ouvir índios feridos durante invasão de terras

27/06/2005

PF vai ouvir índios feridos durante invasão de terras O casal ferido durante confronto na fazenda São Benedito, em Sete Quedas, deve ser ouvido ainda hoje pela Polícia Federal de Naviraí, no Sul do Estado. Os dois receberam alta do Hospital Municipal, onde foram internados no domingo, vítimas de espancamento. O cacique da aldeia Jarara, de Juti, Silvio Iturv, de 46 anos, e a mulher Rosana Gonçalves, de 42 anos, apresentam diversos hematomas pelo corpo, foram medicados e já receberam alta. No entanto, eles permanecem no local à espera da equipe de investigação.
Os dois integravam o grupo de guarani-caiuás que invadiram a fazenda na madrugada de sábado. O grupo sofreu atentado, que culminou na morte de um dos indígenas. Cinco pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital de Sete Quedas. Três delas foram atendidas e liberadas na hora, sobrando apenas o casal que estava em estado mais grave. Rosana Gonçalves inclusive está grávida de quatro meses, mas não sofreu qualquer alteração. Seu estado de saúde é considerado bom.
Os índios entraram na propriedade porque reivindicam uma área de 17 mil hectares, que eles denominam de Sombrerito. A área já passou por processo de identificação e delimitação e falta agora a divulgação do resultado por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Fonte:Campo Grande News.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais