Enersul anuncia novo aumento de energia para 1º de julho
A tarifa da energia elétrica deve ter um reajuste de 4% a partir de 1º de julho, além do aumento de 17,47% anunciado hoje, em entrevista coletiva. O governo federal tem previsão de aplicar a diferença relacionada a PIS e Cofins, que passou de 3,6% para 9,25%, e a diferença será inserida na conta do consumidor a partir de julho.
Hoje foi confirmado que a grande maioria dos consumidores de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, 99,65%, vai ter índice médio de reajuste das tarifas de luz de 17,47%. Estes são consumidores residenciais, comerciantes, cujo consumo é da rede de baixa tensão (220 v). Terão reajuste maior, de 19,03%, os consumidores que utilizam alta tensão, cerca de 2,2 mil clientes em todo o Estado.
A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) explica: em média, em torno de 7,5% do aumento corresponde aos gastos e investimentos feitos pela empresa, o restante do reajuste corresponde a resíduos da revisão tarifária de 2003 para este ano, mais encargos e tributos.
No aumento médio do consumidor residencial, de 17,47%, o que incide mais são os encargos e tributos federais. Paulo César Correa, assistente da diretoria comercial da Enersul, disse que “o problema está todo regulado por lei. A Enersul não tem como regular um índice menor”.
Ele ainda falou “o reajuste, em cerca de 20%, todo mundo em sã consciência sabe que é alto, por isso tem que haver racionalização do uso de energia”.
Carolina Becker e Flávia Leingruber
Fonte:Midiamax News.
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais