POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Lula determina que PF participe das investigações do assassinato de fr

14/02/2005

Lula determina que PF participe das investigações do assassinato de fr O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que a Polícia Federal participe das investigações do assassinato da missionária americana Dorothy Stang.

Ela foi assassinada ontem com três tiros em uma provável emboscada ocorrida numa estrada de terra, localizada no município de Anapu, no Pará, próximo a Altamira (a 777 km de Belém).

A PF deverá trabalhar em conjunto com a polícia do Pará na investigação do caso.

Lula também enviou os ministros Nilmário Miranda (Direitos Humanos) e Marina Silva (Meio Ambiente) para o Pará.

Seguem também para a região o presidente do Incra, Rolf Hackbart, o ouvidor da Secretaria dos Direitos Humanos, Pedro Montenegro, e o ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva.

A missionária --naturalizada brasileira-- trabalhava havia mais de 20 anos no Estado e defendia causas ambientais e trabalhadores sem-terra.

Cidadã do Pará

Dorothy Stang recebeu em 2004 da Assembléia Legislativa do Estado o título de Cidadã do Pará. Para ela, a violência fundiária, os crimes ambientais e a a grilagem de terras na região estavam fora de controle.

Em dezembro do ano passado, recebeu ainda o prêmio ‘José Carlos Castro‘ da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado e foi elogiada por parlamentares no Senado.

Por seu trabalho de ativista na região, Dorothy diversas vezes denunciou a jornais locais que vinha sofrendo ameaças de morte.

Índice

O Pará apresenta o maior índice de assassinatos ligados às disputas de terra. Entre 1985 a 2001, quase 40% das 1237 mortes de trabalhadores rurais no Brasil aconteceram no Estado.

Fonte: Folha de S. Paulo

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais