POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Federação promove debate no Fórum Social Mundial

27/01/2005

Federação promove debate no Fórum Social Mundial A Federação Nacional dos Policias Federais e o Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estarão juntos no debate que acontece no sábado, 29, às 15h30min no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. O tema do encontro, que acontece no espaço destinado à discussão dos Direitos humanos e a dignidade para um mundo justo e igualitário, é "Polícia e Sociedade: um novo paradigma para a segurança pública".

O debate, que reunirá centenas de pessoas, pretende discutir alternativas ao atual modelo de segurança pública brasileiro que se baseia em um marco impróprio de investigação criminal que gera a impunidade, as prescrições e a exclusão social.

Uma das propostas da Fenapef é a reformulação do sistema de segurança, de modo a reduzir e/ou erradicar a impunidade. Para tanto é necessário aproveitar as idéias, os projetos e as experiências dos próprios policiais, dos operadores do Direito, do meio acadêmico e da sociedade civil. Expor os problemas, debatê-los e construir caminhos para uma reengenharia do sistema de segurança pública é o foco da atividade proposta.

CONVIDADOS - Para debater o tema proposto e apontar os rumos para um novo modelo de segurança pública o debate terá as presenças do deputado federal do PT do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta; do Desembargador do TJ/RS, membro da Associação Juízes para a Democracia e coordenador do 1º Fórum Mundial de Juízes, Umberto Guaspari Sudbrack; do diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri; do professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Sociologia, coordenador do Laboratório de Estudos das Violências, do Depto. de Antropologia da UFSC, Theophilos Rifiotis; do professor da UFRGS, Doutor de Estado, Vice-Presidente da ALAS - Associação Latino-americana de Sociologia, José Vicente Tavares dos Santos; do Cel. RR Luiz Brenner Guimarães e da ex-secretária de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, Helena Bonumá.

Debate terá cobertura em tempo real

O debate promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, terá cobertura em tempo real. A equipe da Agência Fenapef estará em Porto Alegre e Brasília atualizando o site da federação com as últimas informações tanto na Agência Fenapef quanto na Rádio Fenapef. Não deixe de acompanhar.



Fonte: Agência Fenapef

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais