POLÍCIA FEDERAL
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DNIT deve investir 127% a mais para recuperar BRs em MS

27/01/2005

DNIT deve investir 127% a mais para recuperar BRs em MS Em 2005, Mato Grosso do Sul deve receber 127% a mais em recursos para investimento e manutenção das rodovias federais. Um reforço de caixa para melhorar as condições das estradas que, no ano passado, tiveram aumento de colisões.
O número de acidentes nas BRs do Estado aumentou 10,6% de 2003 para 2004, quando a verba federal foi de R$ 80 milhões para este setor. O coordenador do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte) em Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda Soares, acredita que o montante de R$ 196 milhões, um incremento de R$ 116 milhões, será suficiente “para tocar bem as obras de recuperação das rodovias”.
Segundo ele, o aumento da verba está diretamente ligado ao orçamento para investimento nas estradas em todo o País, que passou de R$ 2 bilhões em 2004 para R$ 6 bilhões em 2005.
A maior parte deste recurso, R$ 82,5 milhões, será aplicada nas principais vias do Estado, BR-163 (R$ 40,5 milhões) e BR-262 (R$ 42 milhões), que cortam o estado de Norte a Sul e Leste a Oeste. As duas são campeãs em acidentes e más condições da pista, segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Na BR-163, o trecho entre Campo Grande e Sonora é o mais perigoso, conforme a PRF. Além de ser irregular, não tem acostamento em diversas partes. Segundo o coordenador do DNIT, entre as melhorias na via está prevista a recuperação de vários trechos, principalmente, entre Sonora e Mundo Novo, além de terceira pista e acostamento.
Na BR-262, no trecho entre Três Lagoas e Corumbá, o DNIT deve reconstruir o trecho entre Água Clara e Campo Grande. Parte da BR-262 chegou a ficar interditada próximo a Três Lagoas, devido aos danos do asfalto, agravados com as chuvas.
O próprio órgão orientou, na semana passada, atenção “redobrada” dos motoristas ao trafegarem na via, pelo “alto índice de deformações”. A recuperação de partes da pista foi iniciada, mas suspensa do dia 20 de dezembro ao dia 2 de janeiro.
Miranda afirma que os problemas em locais já reparados não se devem à paralisação e sim às chuvas que não permitem aderência do material. Em Campo Grande, na saída para Três Lagoas, um trecho da BR-262 está em recuperação, mas parte do aterro já cedeu. “Tem de ser construído acostamento, revestimento e grama, onde estiver quebrado será refeito”, garante.
Na BR-158, entre Três Lagoas e Cassilândia, a recuperação da malha vai custar R$ 25,6 milhões. Próximo a Paranaíba, a duplicação da via está orçada em R$ 2,8 milhões. Mais R$ 15,5 milhões serão aplicados na construção de asfalto entre Selvíria e Três Lagoas.
Já na BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e Bataguassu, na divisa com São Paulo, a previsão é de que sejam aplicados R$ 8,5 milhões na reconstrução de asfalto e construção da terceira faixa em partes da estrada. Outra obra prometida é a recuperação da estrutura da ponte Maurício Joppert, que liga o Estado a São Paulo, cujo custo estimado é de R$ 3,5 milhões.
Para restauração das oito rodovias federais que passam pelo Estado, conservação e prevenção, serão investidos R$ 25,5 milhões. O serviço de manutenção feito por terceirizados terá R$ 12 milhões. A construção de anel viário em Corumbá R$ 4,7 milhões e do acesso a ponte rodoferroviária de Aparecida do Taboado, R$ 5,5 milhões.
Miranda afirma que o dinheiro está bem distribuído. “Vamos realizar muitas benfeitorias”, garante, complementando que o presidente Lula vem pessoalmente ao Estado “conferir” duas inaugurações, em Selvíria e Três Lagoas. A visita ainda não tem data prevista.


Fonte:Campo Grande News.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais