Passaporte terá código de barras
BRASÍLIA. O governo brasileiro prepara um novo modelo de passaporte que deve começar a ser expedido a partir de outubro. O novo documento deverá ter uma foto digitalizada, código de barras com informações pessoais e um novo modelo de costura que não permite que se desmonte o documento e arranque uma das páginas. Também haverá um modelo simplificado emitido apenas para viagens de emergência. A informação foi dada ontem pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Segundo ele, o novo passaporte faz parte de um projeto de renovação do documento de viagem dos brasileiros que atualmente provoca muitos problemas em aeroportos por todo o mundo. O novo modelo de passaporte terá 20 itens de segurança a mais do que o atual. O documento continuará sendo expedido pela Polícia Federal, mas deve demorar 48 horas para ficar pronto.
Por causa disso, o governo vai criar uma espécie de passaporte de emergência que poderá ser expedido no próprio aeroporto em casos de necessidade como, por exemplo, a morte de um parente no exterior ou uma viagem a trabalho. Este documento deve valer por apenas dois ou três meses:
Segundo Luiz Paulo Barreto, as novas medidas de segurança deverão reduzir também o alto índice de falsificações de passaportes de brasileiros.
Fonte: O Globo e Agência O Globo
Últimas Notícias
O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais