POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Santa Casa deve reabrir na segunda-feira, diz Egon

14/01/2005

Santa Casa deve reabrir na segunda-feira, diz Egon A intenção dos gestores da Santa Casa de Campo Grande é reabrir o hospital na segunda-feira, dia 17. A afirmação foi feita pelo governador em exercício, Egon Krakhecke, durante o início das medidas de intervenção da instituição, esta manhã. Krakhecke disse que vai aproveitar a chegada do ministro da Saúde, Humberto Costa, que vem à Capital formalizar convênios com o hospital, para a reabertura. O prefeito Nelson Trad Filho afirmou que o convênio deve garantir verbas para o estabelecimento e à volta à normalidade da instituição.
No entanto, Egon Krakhecke, disse que a normalização do atendimento não vai ser imediata.
A Santa Casa de Campo Grande está fechada desde o dia 30 de dezembro e só tem atendido nos casos em que é referência e em especialistas que não estão disponíveis nos demais hospitais da cidade. Com a intervenção, o novo gestor integral da Santa Casa será o secretário de Saúde do município, Luis Henrique Mandetta.
A determinação foi publicada no Diário Oficial do município desta sexta-feira, depois de um dia inteiro de negociações ontem, envolvendo autoridades do Estado, município, e técnicos do governo federal que vieram ajudar a formatar a intervenção no hospital.
A Santa Casa é o maior hospital do Estado, a quarta maior santa casa do Brasil e está entre os oito hospitais considerados referência pelo Ministério da Saúde no Brasil. Por mês, o hospital recebe cerca de R$ 4 milhões por atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). São 800 leitos e 2,5 mil funcionários na insituição. Por mês, são relaizadas em média 1,5 mil cirurgias por mês. Dos pacientes, 90% dos pacientes são atendidos pelo SUS. Quanto passou a rejeitar pacientes, a Santa Casa alegou que a situação era insustentável, diante da dívida superior a R$ 37 milhões.


Fonte: Campo Grande News.

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais