POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Policiais federais trabalharam mais em 2004

05/01/2005

Policiais federais trabalharam mais em 2004 Em 2004, a Polícia Federal (PF) intensificou as investigações e aumentou em quase 62% as operações realizadas em todo o território nacional em relação ao ano anterior. Em 2003, a Polícia Federal realizou no Brasil 16 operações e no ano passado esse número saltou para 42, oito delas também, ou exclusivamente, em território paraense.

Segundo o superintendente da PF no Pará, José Ferreira Sales, o incremento na atuação se deve à maior racionalização dos trabalhos de inteligência e ao maior apoio ao trabalho das regionais. "Além disso, podemos destacar o estreitamento nas relações entre a Polícia, o Ministério Público e a Justiça", disse o superintendente.

Sales citou a Operação Faroeste, feita em dezembro passado, como a de maior repercussão na região. O objetivo da operação era desarticular uma quadrilha de grilagem e terras públicas no oeste do Pará, especialmente em Santarém. Na ocasião foram presas 18 pessoas, oito delas servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) incluindo o superintendente do Incra, José Roberto Faro.

O superintendente da PF promete que outras ações de impacto estão previstas para 2005, pois o trabalho de investigação da Polícia Federal continua. Em 2003 as 16 operações realizadas em todo o país foram chamadas de Águia, Sucuri, Nicotina 2, Planador, Trânsito Livre, Praga do Egito (mais conhecida como Gafanhoto), Cavalo de Tróia, Anaconda, Concha Branca, Setembro Negro, Drake, Garça, Tempestade no Oeste, Medusa, Paz no Campo e Lince.

No ano seguinte, as 42 operações foram Feliz Ano Velho, Zaqueu, Fraude Zero, Soro, Pandora, Matusalém, Mamoré, Barrilha, Pindorama, Operação Vampiro, Rosa dos Ventos, Shogun, Tamar, Operação Lince 2, Pensacola, Caso Unaí, Orcrim Esa, Zumbi, Albatroz, Farol da Colina, Cavalo de Tróia 2, Pardal, Mucuripe, Chacal, Pororoca, Capela, Poeira no Asfalto, Cataratas, Midas, Catuaba, Faraó, Águia 2, Operação São José dos Campos, Mascates, Perseu, Sentinela, Castelo, Faroeste, Mar Azul, Cavalo de Aço, Saia Justa e Fênix.

Nas nove operações realizadas em 2003 em todo o País a PF prendeu 223 pessoas, sendo 97 servidores públicos e 39 policiais federais. As operações Anaconda e Cavalo de Tróia, que tinham ramificações no Pará, resultaram em 36 prisões.

No ano de 2004, o número de presos saltou para 703, sendo 134 servidores públicos e 9 policiais federais. Nos dois anos, foram realizadas 926 prisões, sendo 231 servidores públicos e 48 policiais federais.

Fonte: O Liberal

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais