POLÍCIA FEDERAL
ORGULHO NACIONAL


Um verdadeiro vencedor »

28/12/2011 17:51:00

Um verdadeiro vencedor »

Apaixonado pelos esportes, Manoel Blanco, 79 anos, policial federal aposentado, já participou de sete olimpíadas organizadas por outras instituições, cerca de 34 corridas de rua, inclusive  internacionais, e ganhou diversas medalhas nos Jogos Nacionais de Integração da Polícia Federal (JOIDs). São mais de 200 medalhas e troféus, entre judô, ciclismo e corrida, que enchem uma sala na casa de Manoel e proporciona orgulho para familiares e amigos.

De origem camponesa, Manoel Blanco começou a trabalhar na lavoura aos cinco anos de idade. Aos 16 anos, cansado de apanhar do pai e após levar mais uma bronca, fugiu de casa e recomeçou sua vida na cidade de Sidrolândia (MS), onde trabalhou como vendedor de laranja, engraxate, auxiliar de topógrafo, cobrador, servente de pedreiro e carregador de dormentes. “A Soca foi o melhor lugar onde trabalhei em toda minha vida. Fiquei lá por oito anos, indo de Campo Grande (MS) a Ponta Porã (MS) com a estrada de ferro”, lembra Manoel.

Graças às amizades com profissionais e empresários em Bauru (SP), Manoel saiu de sua terra e conseguiu melhores condições de vida na cidade. “Assim que cheguei em Bauru me matriculei na escola e trabalhei no Departamento de Patrimônio da cidade. Estudei quase 20 anos, me formei em Educação Artística e fui professor. Também fiz o concurso para trabalhar como técnico administrativo do Departamento de Polícia Federal em Bauru, onde fiquei até me aposentar”, diz.

Blanco não sabe bem quando começou a paixão pelos esportes, só lembra que desde os 18 anos já participava de competições. “Comecei com o ciclismo, pratiquei judô por 13 anos e pratico atletismo há 30 anos”, lembra. Ele também representou a Polícia Federal no JOIDs em competições realizadas em Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Maceió, Fortaleza e Natal.

Uma das corridas que mais marcou Manoel Blanco foi a ‘Dez Milhas em Bauru’ (1999), cidade onde mora há 54 anos e tem grande paixão. Outra disputa muito importante foi a de Nova York. “Eu fiquei em 4º lugar e meu nome foi divulgado no jornal New York Times”, recorda.

Durante todo esse tempo praticando esporte, Manoel não guarda somente medalhas, mas também, muitas histórias para contar. “Na corrida de ‘Dez Milhas em Angra dos Reis’ aconteceu um acidente na estrada, antes de chegar no barco que ia levar os corredores para o local da prova. Um caminhão bateu de frente com um paredão e uma pessoa morreu. Foi muito triste ver um vítima deitada na pista coberta por jornais. Foi horrível, mas consegui chegar ao local onde aconteceu a corrida e ganhei em 1º lugar”, lembra.

Outro fato marcante na vida do corredor foi a luta contra as doenças que atacam na terceira idade, como prostratite e a artrite. “A vida inteira cuidei da minha saúde, com uma boa alimentação e praticando esporte. Nunca vou deixar de correr, pois a corrida faz bem para minha saúde e minha vida como um todo”, afirma.

O secretário geral da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), João Valderi de Souza, visitou Manoel Blanco e o parabenizou por todas as conquistas na vida e nos esportes. “Este homem é um exemplo para os policiais federais. Este é um verdadeiro vencedor”, diz.

 

 

 

 

O SINPEF/MS defende os direitos dos policiais federais